Está pensando em trabalhar vendendo consórcio? Então, saiba que vender consórcio pode ser um negócio bastante lucrativo e o seu salário só dependerá do seu esforço, dedicação e habilidade.

Muitas pessoas já ouviram falar em consórcio, mas, poucas sabem o que realmente é. Saber exatamente o que é e como funciona um consórcio é ponto básico para instruir o seu cliente e iniciar os passos da venda.

Quer aprender como vender consórcio pessoalmente e por telefone e aumentar suas chances de ser bem sucedido como vendedor de consórcios? Então continue acompanhando esse conteúdo desenvolvido para essa finalidade.

O que é consórcio?


Consórcio é uma reunião de pessoas físicas ou jurídicas, em grupo fechado, promovida pela administradora, com a finalidade de formar poupança para a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços.

Nesse sistema, o valor do bem ou serviço é diluído em um prazo predeterminado, e todos os integrantes do grupo contribuem ao longo desse período. Mensalmente, ou conforme estipulado em contrato, a administradora os contempla, por sorteio ou lance, com o crédito no valor do bem ou do serviço contratado, até que todos sejam atendidos.

No consórcio, o participante paga uma parcela mensal menor do que os financiamentos convencionais, pois não há cobrança de juros. É um investimento seguro e a forma mais econômica e inteligente do participante realizar os seus planos.

Como vender consórcio pessoalmente?

O sucesso das suas vendas depende de um plano de prospecção de clientes bem estruturado. Improvisações e confiança em excesso podem causar atraso na compra do consórcio ou vendas perdidas. Por isso, antes de sair procurando clientes, é preciso organizar o planejamento de vendas que é tão importante quanto concluir uma venda.

Ao abordar um cliente em potencial, divulgue o nome da empresa que você representa na venda de consórcio, pois as pessoas preferem fazer negócios com empresas e marcas conhecidas.

Veja algumas o passo a passo para vender consórcios na sua região e ter bons lucros.

1. Nunca subestime o cliente

Nunca subestime um provável cliente. Ao fazer isso, você mostra desrespeito, o que irá, cedo ou tarde, se tornar claro para ele. Se você espantar o cliente sendo muito direto, muito incisivo ou qualquer coisa do tipo, vai perdê-lo sem nem ter ganhado a sua curiosidade.

2. Desperte o interesse do seu cliente

O cliente aceitou falar com você e, a primeira coisa que ele quer saber não é o que você faz, nem como você faz, mas como o seu produto pode lhe ser útil; como seu produto pode ajudá-lo; qual o benefício do seu produto, etc.

Então, para despertar esse interesse, você deve conduzir a abordagem de maneira que desperte a curiosidade do seu cliente. A curiosidade é algo que move a todos, sendo assim, quanto mais informações fatiadas você disponibilizar, mais interesse seu cliente terá.

Se você preferir, também, pode contar uma história de vida mencionando as vantagens do consórcio na vida de outros clientes.

Mas, lembre-se, não perca o tempo do seu cliente dizendo o que ele já sabe. Caso contrário não haverá o interesse e sua venda estará perdida.

3. Informe o seu diferencial

Mostre para o seu cliente o que a sua empresa faz que nenhuma outra faz e o que torna a sua empresa, seus serviços, seu produto inigualável.

4. Não desperdice o tempo do seu cliente

Não permita que a sua abordagem soe como algo chato e repetitivo. Faça seu cliente sentir que está investindo seu tempo e não jogando fora. Se o seu cliente achar que a sua abordagem está tomando muito o tempo dele, as suas chances de fazer negócios são muito pequenas.

5. Saiba ouvir

A definição de diálogo é uma conversa, não uma pessoa apenas falando. O potencial cliente precisa falar mais do que o vendedor. Toda vez que o vendedor abrir a boca precisa ser para algo estritamente necessário, sempre para perguntas pertinentes, ou responder de maneira sincera e verdadeira as dúvidas do cliente.

6. Fechamento

O fechamento é o momento da assinatura do contrato e você não pode deixar para depois.

7. Peça indicações aos clientes atuais

Após o fechamento, peça a seu cliente que indique outras pessoa que se adéqüem ao seu produto. Em troca, ofereça descontos, bônus ou qualquer vantagem de negócio. Isso vai ajudar também a aumentar a ligação entre você e seu atual cliente.

O que é preciso para ser um bom profissional?

1 – Ter conhecimento profundo do sistema de consórcios;
2 – Ser muito persistente e ter boa argumentação sobre os benefícios do consórcio;
3 – Ser ambicioso;
4 – Ter boa comunicação;
5 – Ser criativo na prospecção de novos clientes potenciais;
6 – Saber ouvir mais do que falar para ter empatia com o cliente;
7 – Ter autoconfiança;
8 – Ter caráter (não prometer o que não pode cumprir);

Como vender consórcio por telefone

A venda de consórcios por telefone requer bons argumentos e exige um certo tipo de conhecimento voltado para a forma como você deve falar com os clientes potenciais.

Dicas para vender consórcio por telefone e ter resultados positivos.

1. Primeiro passo para vender por telefone

Sempre quando ligar para algum cliente em potencial coloque em mente que essa pessoa está ocupada. Então, faça com que o seu cliente em potencial conclua que vale a pena parar de fazer o que está fazendo para poder te dar atenção.

2. Passe confiança no modo de falar

Quando uma pessoa atende ao telefone e você sai falando sem parar, ela percebe claramente que você está lendo um script (roteiro) e isso faz com que ela não sinta confiança em você.

Uma pessoa desmotivada e até doente transmite isso pelo tom e ritmo da voz. Então, acorde empolgado para bater suas metas. Se arrume, mesmo quando for falar pelo telefone. Fale em pé e sorrindo que sua autoestima e motivação serão transmitidas pelo telefone.

3. Venda transformações e benefícios

Venda a idéia de que o consórcio é a melhor forma de possibilitar com que a pessoa tenha a tão sonhada casa ou carro, por exemplo.

Vender transformações e benefícios é uma tarefa difícil, mas se você colocar isso em mente e na ponta do lápis, escrevendo um script focado na transformação, tudo ficará mais claro para você e aos poucos você fará isso de forma automática.

Como divulgar o seu negócio

As redes sociais como Facebook e Instagram são de grande utilidade para divulgar os consórcios. Imagens caprichadas com pequenos textos que abordem as vantagens daquele produto fazem com que as pessoas vejam o vendedor como uma referência neste ramo.

Para evitar misturar imagens e postagens de negócios com imagens e postagens de cunho íntimo e pessoal, é importante criar uma página destinada apenas ao consórcio.

Outra forma de divulgação é através de cartão de visitas e de panfletagem contendo as imagens dos produtos, descrição, valores, e demais informações.


O seu negócio começa com o seu sonho. A sua capacidade de sonhar, e o seu talento para trabalhar nele é que faz toda diferença. Sonhe grande, trabalhe duro, invista a sua alma e tudo que você tem naquilo que você acredita e, faça as coisas acontecerem para a vida valer a pena!

Enfim, espero que essas dicas tenham sido de grande utilidade e que possa fazer você obter muito sucesso no seu novo negócio. Aproveite para se inscrever nas nossas redes sociais! Até as próximas dicas!