Está pensando em trabalhar vendendo
consórcio? Então, saiba que vender consórcio pode ser um negócio bastante lucrativo
e o seu salário só dependerá do seu esforço, dedicação e habilidade.
Muitas pessoas já ouviram falar em consórcio,
mas, poucas sabem o que realmente é. Saber exatamente o que é e como funciona
um consórcio é ponto básico para instruir o seu cliente e iniciar os passos da
venda.
Quer aprender como vender consórcio
pessoalmente e por telefone e aumentar suas chances de ser bem sucedido como
vendedor de consórcios? Então continue acompanhando esse conteúdo desenvolvido
para essa finalidade.
O que é
consórcio?
Consórcio é uma reunião de pessoas físicas ou
jurídicas, em grupo fechado, promovida pela administradora, com a finalidade de
formar poupança para a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços.
Nesse sistema, o valor do bem ou serviço é
diluído em um prazo predeterminado, e todos os integrantes do grupo contribuem
ao longo desse período. Mensalmente, ou conforme estipulado em contrato, a
administradora os contempla, por sorteio ou lance, com o crédito no valor do
bem ou do serviço contratado, até que todos sejam atendidos.
No consórcio, o participante paga uma parcela
mensal menor do que os financiamentos convencionais, pois não há cobrança de
juros. É um investimento seguro e a forma mais econômica e inteligente do participante
realizar os seus planos.
Como
vender consórcio pessoalmente?
O sucesso das suas vendas depende de um plano
de prospecção de clientes bem estruturado. Improvisações e confiança em excesso
podem causar atraso na compra do consórcio ou vendas perdidas. Por isso, antes
de sair procurando clientes, é preciso organizar o planejamento de vendas que é
tão importante quanto concluir uma venda.
Ao abordar um cliente em potencial, divulgue
o nome da empresa que você representa na venda de consórcio, pois as pessoas
preferem fazer negócios com empresas e marcas conhecidas.
Veja algumas o passo a passo para vender
consórcios na sua região e ter bons lucros.
1. Nunca subestime o cliente
Nunca subestime um provável cliente. Ao fazer
isso, você mostra desrespeito, o que irá, cedo ou tarde, se tornar claro para
ele. Se você espantar o cliente sendo muito direto, muito incisivo ou qualquer
coisa do tipo, vai perdê-lo sem nem ter ganhado a sua curiosidade.
2. Desperte o interesse do seu cliente
O cliente aceitou falar com você e, a primeira
coisa que ele quer saber não é o que você faz, nem como você faz, mas como o
seu produto pode lhe ser útil; como seu produto pode ajudá-lo; qual o benefício
do seu produto, etc.
Então, para despertar esse interesse, você deve
conduzir a abordagem de maneira que desperte a curiosidade do seu cliente. A
curiosidade é algo que move a todos, sendo assim, quanto mais informações
fatiadas você disponibilizar, mais interesse seu cliente terá.
Se você preferir, também, pode contar uma
história de vida mencionando as vantagens do consórcio na vida de outros
clientes.
Mas, lembre-se, não perca o tempo do seu
cliente dizendo o que ele já sabe. Caso contrário não haverá o interesse e sua
venda estará perdida.
3. Informe o seu diferencial
Mostre para o seu cliente o que a sua empresa
faz que nenhuma outra faz e o que torna a sua empresa, seus serviços, seu produto
inigualável.
4. Não desperdice o tempo do seu cliente
Não permita que a sua abordagem soe como algo
chato e repetitivo. Faça seu cliente sentir que está investindo seu tempo e não
jogando fora. Se o seu cliente achar que a sua abordagem está tomando muito o
tempo dele, as suas chances de fazer negócios são muito pequenas.
5. Saiba ouvir
A definição de diálogo é uma conversa, não
uma pessoa apenas falando. O potencial cliente precisa falar mais do que o
vendedor. Toda vez que o vendedor abrir a boca precisa ser para algo
estritamente necessário, sempre para perguntas pertinentes, ou responder de
maneira sincera e verdadeira as dúvidas do cliente.
6. Fechamento
O fechamento é o momento da assinatura do
contrato e você não pode deixar para depois.
7. Peça indicações aos clientes atuais
Após o fechamento, peça a seu cliente que
indique outras pessoa que se adéqüem ao seu produto. Em troca, ofereça
descontos, bônus ou qualquer vantagem de negócio. Isso vai ajudar também a
aumentar a ligação entre você e seu atual cliente.
O que é
preciso para ser um bom profissional?
1 – Ter conhecimento profundo do sistema de
consórcios;
2 – Ser muito persistente e ter boa
argumentação sobre os benefícios do consórcio;
3 – Ser ambicioso;
4 – Ter boa comunicação;
5 – Ser criativo na prospecção de novos
clientes potenciais;
6 – Saber ouvir mais do que falar para ter
empatia com o cliente;
7 – Ter autoconfiança;
8 – Ter caráter (não prometer o que não pode
cumprir);
Como vender
consórcio por telefone
A venda de consórcios por telefone requer
bons argumentos e exige um certo tipo de conhecimento voltado para a forma como
você deve falar com os clientes potenciais.
Dicas para vender consórcio por telefone e
ter resultados positivos.
1. Primeiro passo para vender por telefone
Sempre quando ligar para algum cliente em
potencial coloque em mente que essa pessoa está ocupada. Então, faça com que o
seu cliente em potencial conclua que vale a pena parar de fazer o que está
fazendo para poder te dar atenção.
2. Passe confiança no modo de falar
Quando uma pessoa atende ao telefone e você
sai falando sem parar, ela percebe claramente que você está lendo um script
(roteiro) e isso faz com que ela não sinta confiança em você.
Uma pessoa desmotivada e até doente transmite
isso pelo tom e ritmo da voz. Então, acorde empolgado para bater suas metas. Se
arrume, mesmo quando for falar pelo telefone. Fale em pé e sorrindo que sua
autoestima e motivação serão transmitidas pelo telefone.
3. Venda transformações e benefícios
Venda a idéia de que o consórcio é a melhor
forma de possibilitar com que a pessoa tenha a tão sonhada casa ou carro, por
exemplo.
Vender transformações e benefícios é uma
tarefa difícil, mas se você colocar isso em mente e na ponta do lápis,
escrevendo um script focado na transformação, tudo ficará mais claro para você
e aos poucos você fará isso de forma automática.
Como divulgar o seu negócio
As redes sociais como Facebook e Instagram são de grande
utilidade para divulgar os consórcios. Imagens caprichadas com pequenos textos
que abordem as vantagens daquele produto fazem com que as pessoas vejam o
vendedor como uma referência neste ramo.
Para evitar misturar imagens e postagens de negócios com
imagens e postagens de cunho íntimo e pessoal, é importante criar uma página
destinada apenas ao consórcio.
Outra forma de divulgação é através de cartão de visitas e de
panfletagem contendo as imagens dos produtos, descrição, valores, e demais informações.
O seu negócio começa com o seu sonho. A sua
capacidade de sonhar, e o seu talento para trabalhar nele é que faz toda
diferença. Sonhe grande, trabalhe duro, invista a sua alma e tudo que você tem
naquilo que você acredita e, faça as coisas acontecerem para a vida valer a
pena!