Os Drones, também conhecidos como veículos aéreos não tripulados (VANTs), estão rapidamente se tornando ferramentas indispensáveis ​​em diversas situações.

Há drones acessíveis que incluem recursos como:

- Câmeras 4K que podem capturar imagens e vídeos de alta resolução
- GPS integrado e piloto automático, permitindo que o drone voe rotas pré-programadas
- Bluetooth
- Sistema Anticolisão
- Capacidade de manter uma altura consistente ao sobrevoar terrenos irregulares
- Capacidade de voar a velocidades de 80 km / h ou mais

Se você tem interesse em saber quais são as melhores ideias de negócios utilizando drones, continue lendo este artigo até o final

Regulamento da Anac para uso de drones

A Agência Nacional de Aviação Civil - Anac aprovou um regulamento que libera o uso de drones no Brasil.

O regulamento exige que o piloto tenha mais de 18 anos, e requer documentação para pilotar drones de qualquer peso e tamanho acima de 400 pés (121 metros).

Abaixo de 121 metros, a Anac prevê diferentes exigências dependendo do peso do drone:

- veículos com menos de 250 g: não é necessário cadastro
- veículos entre 250 g e 25 kg: cadastro no site da Anac
- veículos com mais de 25 kg: registro na Anac

Isso significa que drones como o DJI Phantom 3, Phantom 4, Mavic Pro, Parrot Bebop 2 e Yuneec Typhoon H exigirão um cadastro no site da Anac — eles pesam de 0,5 kg a 1,5 kg.

As regras valem para todo o território brasileiro. Segundo a agência, quem não seguir o regulamento correrá o risco de sofrer processo administrativo, civil e criminal.

Vale lembrar que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) exige homologação de drones para uso não-recreativo, já que eles possuem transmissores de radiofrequência — a ideia é evitar interferências. A taxa é de R$ 200. Modelos de uso recreativo não exigem homologação e seguem as regras para o aeromodelismo.

As melhores ideias de negócios utilizando drones

Se você está interessado em começar um novo negócio, então, considere a possibilidade de abrir um negócio utilizando drones. Oferecer serviços de drone também pode ser um negócio ideal em tempo parcial ou para se trabalhar em casa.

Veja quais são as melhores ideias de negócios utilizando drones e os tipos de serviços que podem ser oferecidos:

01 - Fotografias e Vídeos

Antes do desenvolvimento de drones, tirar fotografias ou vídeos do ar exigia o aluguel (muito caro) de avião ou de helicóptero.

Com o advento dos drones de baixo custo equipados com câmeras de alta resolução, a captura de imagens aéreas agora é facilmente acessível para os fotógrafos. Imagens e vídeos tirados do ar oferecem uma perspectiva que não pode ser igualada a partir do solo, e os drones podem operar com segurança em altitudes muito mais baixas e em espaços mais confinados do que as aeronaves.

Fotógrafos e cinegrafistas agora utilizam rotineiramente drones para tirar fotos e vídeos de alta qualidade do ar, como:

- Paisagens
- Eventos esportivos
- Imobiliária
- Casamentos e outros eventos especiais
- Animais selvagens
- Assuntos de filmes e TV

02 - Vigilância de Segurança

Segurança doméstica e comercial é outra área repleta de oportunidades para um negócio de drones. Um drone pode capturar imagens de vídeo ao vivo de uma invasão e transmiti-la a um smartphone, bem como notificar a polícia, se necessário.

Os drones também podem auxiliar na detecção de outras ameaças à propriedade, como fogo e vazamentos de água. Os vídeos ao vivo dos drones podem ser enviados para o dispositivo móvel de um proprietário de casa ou empresa, para uma instalação de monitoramento central ou diretamente para o pessoal de emergência.

03 - Busca e resgate

Os drones estão se tornando uma ferramenta indispensável no arsenal de organizações de busca e resgate. Além do custo bastante reduzido de usar drones em vez de helicópteros para buscas aéreas, os drones conseguem voar à noite e alcançar áreas onde os helicópteros não podem viajar.

Equipar drones com sensores infravermelhos e/ou de visão noturna permite que as equipes de busca e resgate detectem pessoas desaparecidas tanto por emissões de calor como visualmente, e os drones podem fornecer suprimentos de emergência conforme necessário.

Tornar-se um operador de drones de busca e salvamento ou vender, alugar ou equipar drones de busca e resgate tem o potencial de ser altamente lucrativo ao mesmo tempo em que realiza boas ações.

04 - Inspeções de construção

A inspeção de telhados pode ser um processo dispendioso e perigoso, particularmente em prédios. Com os drone, no entanto, as inspeções de edifícios podem ser feitas com segurança e baixo custo, tornando esta uma ótima idéia de negócios.

Um drone pode realizar uma inspeção do exterior de um edifício e entregar vídeo de alta resolução do telhado, calhas, chaminés e fachada do edifício, permitindo que o proprietário do edifício detecte pontos problemáticos com antecedência.

Se você tem experiência em inspeção de construção, um serviço de inspeção com drones pode ser um negócio ideal ou um complemento de renda para você.

05 - Pesquisas Agrícolas

Os drones estão revolucionando a agricultura. A capacidade de inspecionar as áreas de cultivos do ar com um veículo aéreo não tripulado, barato e equipado com uma variedade de sensores, permite que um agricultor colete uma quantidade sem precedentes de dados úteis, incluindo informações sobre:

Irrigação do solo
Composição do solo
Infestações por pragas e fungos

Além disso, as inspeções das áreas de cultivos com drones podem ser feitos semanalmente, diariamente ou até mesmo de hora em hora, conforme necessário.

06 - Mapeamento e Agrimensura

Agrimensores de terra estão recorrendo cada vez mais aos drones para adquirir dados de pesquisa digital altamente precisos do ar.

Usando dados de referência do GPS, os drones especialmente equipados podem coletar informações cartográficas tridimensionais com uma precisão de 1 a 2 centímetros após o processamento.

Se você quer começar um negócio de agrimensura ou cartografia, os serviços com drone podem ser uma maneira ideal de você ganhar dinheiro..

07 – Manutenção de drones e Instrução

Os drones são dispositivos frágeis que são propensos a falhas e danos, principalmente se usados ​​incorretamente. E, embora os preços tenham caído significativamente, a maioria dos drones ainda é muito caro para ser descartado.

Se você tem conhecimento de eletrônica, vendas, consertos e personalização de drones, isso pode ser um negócio lucrativo para você.

Além disso, os drones exigem conhecimento e habilidades para operá-los com segurança, criando uma demanda por instrutores experientes em drones. Se você possui as habilidades e experiência com drones, por que não oferecer seus serviços como instrutor?

08 - Inspeções comerciais, industriais e de seguros

Assim como as inspeções em telhados e prédios, os drones estão sendo cada vez mais usados ​​em outras áreas para realizar inspeções caras ou perigosas para os humanos. Isso inclui estruturas grandes e de difícil acesso, como:

Pontes
Torres de celular e TV
Linhas de energia
Painéis solares
Turbinas eólicas

O seu negócio começa com o seu sonho. A sua capacidade de sonhar, e o seu talento para trabalhar nele é que faz toda diferença. Sonhe grande, trabalhe duro, invista a sua alma e tudo que você tem naquilo que você acredita e, faça as coisas acontecerem para a vida valer a pena!

Enfim, espero que essas dicas tenham sido de grande utilidade e que possa fazer você obter muito sucesso no seu novo negócio. Aproveite para se inscrever nas nossas redes sociais! Até as próximas dicas!